Fatinha

Londres 2012

In humor on 28/07/2012 at 9:18 AM

Querido Brógui,

Ontem assisti parte da abertura dos jogos olímpicos. Não gosto dessas cerimônias, você sabe. Acho-as uma cafonalha cibernética e pirotécnica chatíssima. Mas, como foi em Londres… abri uma exceção. Obviamente, não aguentei muito tempo, dei uma saída pra fazer umas comprinhas urgentes (lembra? farmácia e hortifruti?). Então: fui e voltei e a parada continuava, apresentando as delegações, todos os atletas com câmeras digitais nas mãos ao invés das célebres bandeirolas do seu país.

Pra não dizer que eu sou enjoada, gostei do acendimento da pira. Prometeu deve estar pensando que até que vale à pena o suplício de ter seu fígado comido todos os dias. Ok. Você esqueceu do mito grego. Faço um breve resumo: Prometeu era um Titã, guardião do fogo. Simpatizante dessa causa perdida que somos nós, mortais, ele traiu a confiança dos deuses e nos entregou uma chama. Pela traição, foi punido por Zeus e jamais perdoado.

Quem estava com a razão? Zeus, autoritário, ao proibir que o fogo sagrado fosse compartilhado conosco, meras criaturinhas frágeis ou Prometeu, todo bonzinho, mas que foi o primeiro vira-casaca que se conhece na história? Há que se pensar, principalmente quando vemos que os mortais, mesmo que nascidos no Reino Unido, continuam fazendo caca, ou cometendo gafes – que é uma maneira mais elegante de dizer a mesma coisa.

A primeira delas foi aquela de mostrar a bandeira da Coreia do Sul no jogo de futebol feminino do qual participaria a Coreia do Norte. Também confundiram regiões ucranianas, dizendo que eram russas, chamaram um galês de inglês, ou seja, nessa barafunda de povos, países que separam aqui e juntam ali, etnias, bandeiras e hinos, o menos complicado deve ter sido acender a pira.

Torço para que tudo dê certo. Nutro uma especial simpatia pelos oriundos daquela ilha. E Londres… ai, ai… é o meu xodó.

Anúncios
  1. O problema não é ver a cerimônia de abertura e sim escutá-la com a narração do Galvão Bueno! Quanto a Londres ser seu xodó, mandou muito bem!

    Curtir

O que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: