Fatinha

Relatório de alta

In humor on 27/07/2012 at 2:49 PM

Querido Brógui,

Papai foi liberado, já estamos em casa e, depois de tudo devidamente acomodado, fui ler o relatório de alta. Diagnóstico: urgência hipertensiva. Comorbidades: HAS, DM, IRC conservadora. Hein? Prossegui: Paciente hipertenso, diabético, renal crônico. Isso eu entendi: o velhinho tá bombardeado mesmo.

BAV de 1º grau. Hein? É algo relacionado ao eletrocardiograma. Se é 1º grau, deve ser o menos pior na escala richter.

Alteração de repolarização ventricular. Hein? Ventrículo não é aquela coisinha no coração? Repolarizou. Não sei o que isso significa, mas deve ser aquilo que a fraldinha falou: batimento cardíaco invertido. Sabia que o coração inverte batimento? Deve ser que nem surdo de bateria: um bate e o outro responde. Quando inverte, um responde e o outro bate. Isso é bom?

Marcadores de necrose miocárdica negativos. Entendi a palavra “negativos”. Isso deve ser bom.

Função sistólica global e segmentar de VE preservadas. Hein? Gúgol me disse que tem algo a ver com insuficiência cardíaca. Isso é ruim.

Quer saber? Melhor parar de querer entender – a ignorância, às vezes, é uma bênção.

Peguei a dieta da nutricionista pra olhar. São quatro páginas. Três delas informam o que ele não pode comer. Sim, porque há duas dietas: uma para a hipertensão e outra para o diabetes. Por curiosidade, comparei as duas. Alguns alimentos são proibidos em ambas. Outros, proibidos em uma e liberados na outra. Fazendo a interseção delas, resta muito pouco. Papai vai viver de ricota, peixe e luz.

Próximo passo, os medicamentos. Foram adicionadas mais duas drogas e otimizadas outras cinco. Terei que refazer a tabela. É, Brógui, tem um uma tabela de minha criação com horários, dias, tudo bonitinho, com um espacinho pra colocar um X quando tiver ingerido o comprimido – senão corre o risco de pular algum e tomar duas vezes o outro.

Então, tá tudo bem. Mamãe também tá bem, a cardiologista disse que ela deve ter tido aquela subida de pressão por causa da situação. Resumindo: “pobrema de neuvo”. Eu tb tô bem, minha pressão tá baixinha, como sempre. A minha gripe veio e foi. Nem deu tempo de tomar remédio.

Vou agora dar um pulinho na farmácia, no hortifruti e aproveitar pra comprar um sapato novo – que eu também sou filha de Deus.

Anúncios
  1. Puxa vida amiga, estava a um tempão sem ver os e mails! Nessa hora é um saco estar longe e não poder te dar uma força, mas vou rezar muito por vocês
    . Melhoras pro seus pais. Um beijão e muuuitas saudades.

    Curtir

  2. Fatinha, agora que abri o computadoe, depois den dias. Melhoras para “papai”… Beijoca.

    Curtir

O que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: