Fatinha

Caxirola

In humor on 28/05/2013 at 11:33 AM

Querido Brógui,

Obviamente você já ouviu falar na tal da caxirola, instrumento musical (!?), criação baiana (onde mais?) de Carlinhos Brown (quem mais?). De onde vem esse nome? Nem Gúgol  explica. Por que com “x” e não com “ch”? Nem Bechara explica. Ok. Prossigamos.

A caxirola seria a irritante substituta brasileira à irritante vuvuzela. Melhor seria ressuscitar o irritante Dartagnan (que fim levou?). Foi lançada com grande pompa e circunstância, com direito a constrangimento protagonizado pela Corte brasileira. Olhei para aquilo, lembrei de Chico Buarque e pensei: “vai dar merda!”. Não que eu seja um gênio inteligentíssimo, nem uma vidente, nem especialista em instrumentos musicais (!?). Nem precisa ser isso tudo para visualizar 80 mil caxirolas voando pra dentro do campo a cada gol tomado pela Seleção Brasileira (o que também não é difícil visualizar). Enfim, se a gente se atreve a falar essas coisas em público, periga a patrulha cair de pau em cima, chamando de pessimista, fatalista, niilista e carnívora. No entanto…

Foi noticiado que a caxirola está proibida na Copa das Confederações. Isso depois dos acontecimentos ocorridos em um evento-teste na Arena Fonte Nova (por que agora “estádio” virou “arena”? Arena me lembra luta de gladiadores. Ah, tá! É isso! ) no qual torcedores do Bahia irritados com o desempenho do time diante do rival Vitória lançaram o instrumento (!?) no gramado. A partida precisou ser interrompida e os próprios jogadores tiveram que retirar os objetos do campo (meno male, só faltava ter que contratar mão-de-obra especializada em catar caxirolas).

O Comitê de Segurança considerou melhor proibir a entrada nas arenas portando instrumentos musicais. Esqueça a “furiosa”, isso faz parte do seu passado. Barulho agora, só aquele vindo da sua garganta (embora, mais cedo ou mais tarde, os gritos também serão vetados).

Mais uma vez lembrando Chico Buarque, ir assistir a um jogo de futebol está perdendo a graça. Não pode bebida, não pode cigarro, não pode ninguém em pé (Maracanã sem a Geral?), não pode tacar objetos no goleiro, não pode jogar saco de mijo, não pode torcida organizada. Pelo menos pode falar palavrão?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: