Querido Brógui,
Acordei tarde hoje, perdi o despertar dos passarinhos. Tive um sonho estranho. Inspirador. Revelador. Eu diria mesmo: um tantinho assustador.
Sonhei que era véspera de Ano Novo e eu estava na fila da emergência de um hospital público, onde um atendente mal-educado me respondia com azedume às minhas perguntas. Até aí tudo bem. Normal. Hospital público, fila na emergência, atendente despreparado, eu fazendo perguntas. O anormal foi que eu saí da fila, passei por uma porta – óbvio, não ia atravessar a parede – e lá estava um salão ornamentado à moda oriental, com uma bola de cristal solenemente colocada em cima de uma mesa redonda.
Sentei-me em frente à bola mágica e vi. Vi tudo. Ou quase tudo. Vi que 12 coisas importantes aconteceriam em 2012. Uma por mês? Não sei. A visão estava meio turva e eu não estava de óculos – será que é por isso que a visão estava embaçada?
Um jogador de futebol vai engravidar uma pistoleira de cabelo pintado de louro e com escova progressiva que conheceu numa boate. Não consegui ver o nome do jogador, mas sei que ele tem origem humilde, anda de carro importado e blindado, tem como segurança um ex-policial aposentado e paga deleite pra todo mundo.
Um ministro vai ser defenestrado por suspeito envolvimento em esquema de corrupção. Nada ficará provado, mas ele será condenado a ficar nas sombras por algum tempo até a poeira baixar. Depois ele vai voltar das trevas para nos assombrar.
Alguns crimes prescreverão por causa da morosidade da Justiça. Alguns juízes serão acusados de serem venais, alguns juízes vão colocar o dedo na cara de outros juízes, voarão penas, digo, togas, pra todos os lados e ninguém vai sair porque eles gozam de vitaliciedade.
Acontecerá um grande desastre natural. Um furacão, um tsunami, um vulcão em erupção. Não consegui ver direito. Não será no Brasil. Aqui, Deus já colocou o povinho. É o suficiente.
Um ditador cairá, os rebeldes assumirão o poder e não saberão o que fazer com ele. Elegerão um novo ditador pra cuidar de todos e serão felizes para sempre.
O dólar vai sofrer uma queda. A credibilidade dos países da zona do euro será questionada. O Reino Unido continuará sendo o Reino Unido.
O Brasil vai cumprir sua meta inflacionária. Meta inflacionária? Nunca entendi muito bem como uma equipe econômica planeja inflação. Mas não entendo nada de economia mesmo…
Vão inventar uma dieta milagrosa e uma plástica sensacional pra turbinar todas as partes murchas corpo humano – menos o cérebro. Continuaremos batendo recordes de analfabetismo funcional.
No Brasil, milhares de pessoas perderão tudo em enchentes enquanto outras milhares perderão tudo na seca. Mas as obras de reforma e construção de estádios mega-gigantescos continuarão avançando lentamente à espera de um milagre – ou uma contratação sem licitação às vésperas da Copa (ou das Olimpíadas? O que vem primeiro?)
O vencedor de um reality show vai ganhar rios de dinheiro por ter ficado alguns meses falando besteiras, tomando banho de piscina e pulando alucinadamente ao som de música eletrônica. O salário dos professores e dos médicos não sofrerá qualquer alteração.
Um traficante será preso e acusará policiais de ganharem arrego. O traficante será encarcerado e os policiais serão afastados para investigações.
O mundo não vai acabar.
FELIZ 2012 PRA VOCÊ! MUITA SAÚDE, MUITO TRABALHO, MUITOS AMORES, MUITOS LIVROS, MUITA PAZ E MUITA MÚSICA.
Suas previsões, MÃEFAFÁ estão incompletas. Me permita algumas premonições que não tiram o brilho das suas previsões, mas se me permitir, podem contribuir.
Você esqueceu que:
Durante o ano, o Brasil, quiça o mundo, perderá um artista famoso, que obviamente morrerá causando grave comoção popular e o prefeito, colocará seu nome em uma praça, angariando votos para a sua reeleição.
Que durante o inverno, enquanto você estiver numa reunião pedagógica muito inovadora, cairá um avião, mas não se assustem, será de papel, trazendo uma mensagem de Fernão Capelo Gaivota.
Que em janeiro teremos muitas chuvas, deixando muitos desabrigados, mas todos receberão casa própria . Enquanto aguardam, ficarão abrigados numa escola, instituição que se não serve para outra coisa, pelo menos nesses casos sempre é o endereço certo.
As tarifas de luz, gás e água serão reajustadas no decorrer do ano. O reajuste será para aplicar na saúde.
O imposto de renda vai ser mais rigoroso com o trabalhador assalariado, pois este vive sempre caindo na malha fina, por esconder os ganhos e burlar o fisco.
Em fevereiro, Salvador será palco de mais um modismo de música e dança, que embalará o Carnaval soteropolitano, e acordará os seres desconhecidos, em Marte.
Na educação do Rio de Janeiro, teremos tantos mais projetos quantos permitir a mente criativa dos gestores de plantão, que este ano, ano de eleições, descobrirão a causa e como, finalmente, se é possível, a erradicação do analfabetismo. Teremos tantas provas quanto o quantitativo da torcida do Flamengo, que ocuparão a proposta (?) curricular do ano inteiro. Portanto, ninguém precisará se preocupar com o seu planejamento.
Um único ganhador, morador do interior de sãopaulominasgerais levará o prêmio da Mega Sena acumuladíssima e para ampliar seu patrimônio vai deixar tudo aplicado na caderneta de poupança da caixa econômica a 0,00000000000006 %,ao ano.
E se você não acertar, nas previsões, MÃEFAFÁ, a culpa foi do sonho. Afinal era sonho!
Feliz 2012, companheira!
CurtirCurtir
Caraca, muito bom!!!!!!!!!! Uma de suas melhores crônicas. Um 2012 com tudo novo em sua vida. Beijos.
CurtirCurtir
Um ótimo 2012 para vc. E parabénsssssssssssssssssssssss pelo sucesso!!!!!!!! Bjs
CurtirCurtir
Muito bom, Fatinha!
Com a sua permissão, vou mandar o link dessa página pra meus amigos.
Aproveitando… FELIZ 2012!!!
Beijão.
CurtirCurtir